quinta-feira, 30 de julho de 2009

8 - Mais velho que a estrada da Capela


A rua, em frente à igreja luterana, foi parte da estrada mais antiga da região
No Vale do Caí existe uma expressão que já foi mais usada, mas ainda hoje é lembrada por muitos. Quando se quer dizer que algo é muito antigo, diz-se que "é mais velho do que a estrada da Capela".
Que estrada será esta? O assunto merece uma pesquisa.
Pode se imaginar que houve, muito antigamente, um caminho ligando Porto Alegre a Capela. Ele deve ter surgido por volta de 1740 e é muito provável que a travessia do Rio dos Sinos se dava num ponto próximo a Esteio ou Sapucaia.
Mais tarde, entre as décadas de 1840 e 1870, Capela passou a pertencer ao município de São Leopoldo e deve ter se desenvolvido uma estrada entre as duas localidades. Esta, provavelmente, passava pela atual cidade de Portão.
Também é antiga a ligação entre Capela e São Sebastião do Caí. Esta deve ter se desenvolvido mais nos anos próximos a 1850, quando o Caí começou a ser povoado.
A estrada velha de Capela ao Caí deve ser aquela que - partindo-se de Capela - passa pelos fundos da Vila São Lucas e vai encontrar a RS-122 perto do abatedouro dos Colling. Antes um pouco de chegar à RS-240, seguindo por este caminho, existe uma lomba com calçamento de pedra irregular. A preocupação em fazer esta obra mostra como esta estrada foi importante no passado.
Mais adiante, no Passo da Taquara, há um trecho no qual a estrada passa entre dois barrancos. Quem passou por ali há 20 ou 30 anos atrás, lembra de como o caminho era estreito e os barrancos pareciam altos. A estrada passava, praticamente, dentro de um valo. E dizia-se que ela ficou assim porque as rodas das carretas foram escavando o terreno ao longo de muitos anos de uso daquela estrada.
Esta velha estrada da Capela passava, provavelmente, pelos fundos do núcleo da UCS, depois pela lomba da Roseta, e atravessava o arroio Cadeia no velho Passo do Cadeia, que fica a algumas centenas de metros (arroio abaixo) da velha ponte de ferro.
Depois de atravessar o passo, os viajantes dos tempos idos estavam próximos de chegar ao Caí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário