quinta-feira, 23 de julho de 2009

7 - A fábrica que fez a Capela crescer

Os prédios da antiga fábrica ainda são conservados
A Arrozeira Brasileira foi, no seu tempo, a maior empresa do município de São Sebastião do Caí. Ela produzia cordas, sacos e tapetes utilizando como matérias primas a juta vinda da Amazônia e o sisal plantado na Capela e em Guaíba. Do final da década de 40 até o início da de 1960, a empresa cresceu muito. Já no ano de 1951 empregava de 600 a 700 funcionários. E, no seu apogeu, chegou a ter 1.180 funcionários. Isto fez com que milhares de pessoas migrassem de outros pontos do estado (especialmente do município de Rio Pardo), fazendo crescer significativamente a população local.

Hugo e Fernando Kessler preocupavam-se com a educação, saúde e bem estar dos funcionários. Eles construíram uma escola primária que levou o nome de Victor Adalberto Kessler e proporcionaram excelentes cursos técnicos para o aprimoramento dos seus funcionários. Fernando Kessler viajou para a Alemanha e trouxe de lá a idéia do ensino dual, com aulas normais para as crianças pela manhã e aprendizado técnico na parte da tarde. Jovens e adultos estudavam Mecânica, Marcenaria, Fundição e Eletricidade na escola técnica que foi criada na empresa. Ela era chamada de Escola Industrial Fernando Kessler e dali saíram muitos jovens que depois se tornaram engenheiros ou empresários.

Às quintas-feiras eram exibidos filmes no salão do refeitório e foi criado um time de futebol da empresa que foi o melhor do município. Passou por lá o caiense Mauro Coelho, logo antes dele ingressar no time do Renner e tornar-se famoso no estado com o apelido de Barrilzinho de Pólvora. O médico e o dentista de maior reputação no Caí naquela época (Bruno Cassel e Arthur Schaeffer) foram contratados para dar assistência aos funcionários.

As informações para esta matéria foram prestadas, basicamente, por Pedro Exemberger, que ingressou na empresa em 1948, com doze anos de idade, freqüentou a escola técnica da empresa e trabalhou na mesma por muitos anos, exercendo funções de gerência industrial.

Um comentário: